Hérnia

Hérnia na virilha, como tratar

A hérnia na virilha é chamada de Hérnia inguinal e se forma pelo rompimento da parte interna que protege os órgãos internos, como os intestinos, fígado e outros. Com o rompimento abre-se um furo na parede, parte do intestino acaba saindo e formando uma saliência ou uma pequena bola na virilha e se empurrada ela some e logo aparece novamente.

Para curar é só com procedimento cirúrgico e na maioria dos casos com anestesia local, sendo que o paciente é liberado no mesmo dia para repouso na sua casa. Conforme o caso, os médicos colocam uma espécie de tela para firmar melhor a parte que foi costurada e fechar a hérnia.

Quando a dor é fraca e não incomoda muito, geralmente aparece sempre que a pessoa fica muito em pé ou ergue pesos, o tratamento cirúrgico pode ser adiado, mas, caso comece a doer muito ou se o local ficar avermelhado ou tipo com ematoma, aí é preciso procurar ajuda médica urgente, porque a parte do intestino que saiu pode ficar estrangulado.

Tratamento caseiro não existe nestes casos e nem tratamentos com remédios, só a cirurgia resolve.

A hérnia pode aparecer por esforço no levantamento de peso, exercícios físicos ou sem nenhum motivo.

Veja todos os detalhes na clínica de tratamentos e Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Videolaparoscopica Avançada, Clinica e Cirurgia da Obesidade, Cirurgia Bariatrica (Bypass Gástrico) e Tratamento da Obesidade: Francoerizzi.com.br.

104 opiniões sobre “Hérnia na virilha, como tratar”

  1. eu tenho 22 anos tenho hernia na virilha e umbigo,ja operei mais agora estou gravida,queria saber se tenho q tomar alguma providencia.se é perigoso ou naum.

  2. tenho 37 anos,fui fazer um exame de ultrasom,para ver se tenho calculo renal,ai a medica comentou que eu tenho uma pequena hernia na virilia,só que eu não nada.Oque devo fazer estou preoculpado
    Obrigado,estou aguardando essa resposta

  3. eu tenho 22 anos tenho hernia na virilha e umbigo,ja operei mais agora estou gravida,queria saber se tenho q tomar alguma providencia.se é perigoso ou naum

  4. Oi! tenho 28 anos e tenho hérnia desde pequena mas nunca incomodava, mas agora na minha terceira gravidez ela surgiu e dói demais não quer mais baixar e está me dando muita prisão de ventre, gostaria de saber quais riscos isso pode causar a mim e ao bebê e se posso fazer cirurgia agora ou só depois de ter o bebê e se vou poder fazer parto normal?…….aguardo a resposta e obrigado.

  5. Oi! meu pai tem 87 anos apareceu uma hérnia na virilha, devemos procurar um cirurgião para opera-lo? mesmo com idade avançada?
    Muito brigado.

  6. Boa noite.
    sinto uma dor imensa na virilha esquerda e no testiculo e na perna tudo do mesmo lado e pontada no lado do umbigo não consigo dobra a perna ate a posição de vestir a calça já passei por 3 medicos fiz duas ultrason e uma resonan sem êsito alguem pode me da uma luz.
    Obrigado
    Viturino.

  7. Mano por favor…Tenho 15 anos faço academia 6 meses, dai estou notando uma dorsinha na minha virilha e quando eu passo a mão e tipo uma bolinha por dentro..dai eu fui preucurar sobre isso dai a tal da Hérnia?
    eu com essa idadade posso ter isso me ajuda por favor..e qual tipo de médico devo ir pra saber se tenho ou ñ?
    vlw.

  8. Tenho 38 anos,e descobri que tenho heria inguinal,tipo efeito de pistonagem,não sinto nada somente quando jogo futebol,me falaram de um trava hernia esportivo posso utilisar ou não.obrigado.

  9. Alô gente!

    Tenho 52 anos. Entrei aqui para saber um pouco sobre hérnia na virilha.
    Fiquei preocupado com a aflição de alguns jovens e resolvi dar meu comentário, na intenção de acalmá-los.

    Não direi o que fazer, e sim, o que eu fiz.

    1º. Passo. Procurei um médico bom, pois, quando quero resolver algum problema de saúde, busco sempre uma ajuda mais forte, se possível completa e com probabilidade maior de resolver meu caso.
    Como eu sentia incômodo nos testículos, não hesitei em recorrer logo a um urologista e ainda assim, cirurgião. Bom médico que eu falo, é no sentido de ser particular, pois, infelizmente, no ambiente do SUS, alguns deixam muito a desejar.
    Conheci bons médicos particulares que tem suas próprias clínicas e também atendem pelos SUS, como forma de caridade, ou algum compromisso com o sistema. Esses é que são os verdadeiros médicos. Se você procura um médico cocô, pode se dar mal. Desculpe pela indelicadeza, em usar essa expressão, mas é a palavra que vejo se adequar mais para um indivíduo que passa 5 anos na Faculdade, e depois executa serviços de açougueiro.
    Você os procura para resolver um mal, e termina por contrair outros, em decorrência da burrice deles, proveniente do desinteresse em ampliar os estudos mais do que aprendeu na Faculdade.
    A medicina não para, e o profissional tem que acompanhar essa evolução.
    Há uma diferença muito grande entre um médico competente e um zé mane! E está na hora de você perceber e aprender isso! A diferença começa pelo status. Com um médico particular, a probabilidade dele resolver seu problema, é bem maior do que a de um médico que fez Faculdade e se acomodou em algum posto médico do SUS. Vocês estão lendo isso, de uma pessoa praticamente pobre, que sou eu, mas, quando é acometido por algum mal de saúde, não hesita em fazer um sacrifício, e procurar se entregar às mãos de um profissional competente, porque, com a saúde não se brinca. Chega de desabafo e vamos ao que interessa!

    2º. Passo. Depois de consultado, fiz os exames solicitados pelo médico, e aguardei o parecer dele, em função dos resultados.

    3º. Passo. A saída, sem dúvida, é a cirurgia. Coisa tão simples, que o paciente até retorna no mesmo dia, obtendo três dias de licença no trabalho.

    Portanto meus jovens, não é motivo para alarde. Tudo se resolve na medida do possível.
    Até vencer essas etapas, o conselho é não pegar peso, se policiar nos movimentos, e o mais importante, procurar logo seu médico. Você não precisa fazer a cirurgia com ele próprio. Exponha suas condições financeiras, e se ele pode indicar outro médico conhecido dele, que opere pelo SUS.

    O que escrevi em relação aos médicos do SUS, não foi generalizando, nem com a intenção de denegrir a imagem deles. Apenas falei a realidade. Aqui na terra, quem quer se estabelecer profissionalmente, tem que estudar.

    Espero ter ajudado e boa sorte a todos.

    José Reinaldo de Azevêdo

  10. Ola. Aos 5 anos de idade tive uma Hérnia na virilha, operei e ficou tudo certo. Atualmente tenho 32 anos e procuro manter a saúde em dia, pratico caminhas e corridas intercaladas entre os dias. Entretanto, há algum tempo, tenho sentido uma pontada do lado direto da virilha, ao me abaixar para amarrar os sapatos e ao me levantar um pouco mais abaixo do sinal da antiga cirurgia. Andei tateando e descobri um pequeno nódulo endurecido, quando apertado doe, não apresenta vermelhidão. Gostaria de saber pelos sintomas, ser Hérnia ou apenas nódulos linfáticos. Obrigado.

  11. Boa noite!
    Minha esposa esta com 33 semanas de gestação e apresenta uma hérnia inguinal. Isto pode trazer alguma complicação no parto? E impede de se ter um parto normal?
    qual o procedimento?

  12. Boa Noite
    preciso de uma informaçao urgente
    meu filho de um mes de idade esta com ernea na virilha mas nao consigo nenhuma informaçao pelo sus e aparece uma bola inchada e ele chora muito sem parar ai com o tempo para
    temos q operar já ou deve esperar o que devo fazer
    por favor me responda
    Muito obrigado .

  13. aos 15 anos operei de uma hernia inguinal ,nunca senti melhora ma so medico disse q é uma crural ,hj tenho 23 anos e sinto que ela esta imsuportavel n posso andar de bicicleta tenho q falar baixo para nao estufar a hernia oq faço ?

  14. tenho hernia na virilha,apos operar quanto tempo poderei ficar sem trabalhar e sem pegar peso,qual o tratamento posso fazer pra nao aumentar o inchaço na virilha e se adianta usar bolsa de gelo para amenisar o sintoma do inchaço

  15. boa tarde eu tenho uma hernia inguinal na virilha e estou gravida de 6 meses !!gostaria de saber se posso ter parto normal ou se a risco da hernia estrangular? espero uma resposta !!!!

  16. tenho 26 anos,faço academia e estou com suspeita de hérnia inguinal,queria saber se após eu me recuperar,posso praticar atividades fisicas intensas como praticava antes.

  17. bom o meu esposo tem 58 anos ele tem uma ernia enorme na virilha..e ele ta sempre empurrando ela para dentro…eu ja pedi a ele ir ao medico mas ele naõ quer…o que devo fazer?

  18. Eu notei esta semana q estou com uma ingua que dói muito na virilha, também vim pesquisar e agora achei que pode ser hérnia, tenho 19 anos, isso é perigoso? Procuro um ginecologista?

    Obrigada

  19. paulo,,,tenho hernia na virilha esquerda,quando devo saber a hora certa de faser cirlugia,ja que fui al medico e disserao que nao preçisaria operar e correto isso.

  20. Eu tive hérnia inguinal E que apareceu com 5 dias após meu nascimento, com 1 ano de idade foi feita a cirurgia de redução, porém logo após a hérnia apareceu do lado direito da virilha. Eu não fiz mais cirurgia, mas a hernia incomodava muito na infancia. Quando entrei na puberdade a hérnia diminuiu de tamanho, mas quando esforço muito eu a sinto. Agora estou em minha segunda gestação e sinto que a hérnia aumentou. O primeiro parto foi cesárea, devido a apresentação fetal. Gostaria de saber se essa hernia dificultaria um parto normal nessa segunda gestação apos uma cesárea?

  21. não e comingo e o meu marido ;ele tem hernia na virilha,ele tem 50anos tivemos nossa filha agora +eu me preocupo com ele.pois a hernia dele recolhe+eu fico com medo ele diz que ja faz tempo que e assim,falo p ele alpera +tem muito medo o que devo fazer dotor.pensamos em ter outro filho +eu tenho muito medo dele ser for pois o pessoal pasa muito medo em mim diz que ele pode morre e isto eu não q.me ajuda agredeso des de ja .vanda

  22. ola sinto dores no lado esquerdo entre o umbigo e a virilha ja fiz exame de urina , ede utrasonografia porem nada acusa e ate os meus testiculos incham queria saber se e hernia?

  23. meu filho tem 14 anos e está sentindo muita dor na virilha,nas pernas e abaixo do umbigo, não consegue mexer a perna nem ficar de pé e também está tendo febre pode ser hernia?

  24. Ola! Ah mais ou menos uns 4 meses atras.. apareceu uma bolinha na minha virilha, no começo não liguei muito mais lendo muitas coisas na internet,comecei a ficar assustada,ela não dói,nem arde,e quando eu coloco o dedo sobre ela, da para movimentar,porém,pelo que ando lendo hérnia da em algumas pessoas que pegam peso,e eu malho todos os dias..
    Só que to com medo de falar pra minha mãe, pois ela é muito desesperada, e não tem como eu ir no médico sozinha pois ainda não completei 18 anos. Normalmente, Hérnia dói? depois que malha ou algo assim? Estou assustada pq não dói nada essa bolinha, quando estou sentada ela fica um pouco contraida,mais quando estou de pé da pra sentir ela mais. O tamanho continua o mesmo. Por enquanto nesse tempo não senti nenhum aumento, estou morrendo de medo que isso seje sintomas de cancêr,pois sou muito nova ainda, tenho muito o que aproveitar.
    O que posso fazer?E pelas caracteristicas que citei, o que pode ser? Espero muito que responda minha dúvida. Obrigada.

  25. meu nome é edimara tenho 12 anos e estou muito preocupada pois minha mãe tem uma hernia….e eu soube que uma hernia pode matar . e agora o que eu faço para não me preocupar com a minha mãe?obrigada !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  26. Há dois anos retirei a vesícula por laparoscopia, aí tive uma hérnia umbilical. Há um ano operei a hérnia, mas ela voltou. Aí descobri em uma ultra que tb tenho um hérnia na virilha. É recomendável que eu opere as duas ao mesmo tempo? Quanto tempo devo ficar sem trabalhar, nesse caso? Já que colocarei tela nas duas, a recuperação é mais demorada? Agradeço qq esclarecimento.

  27. tenho uma bebe de 1ano e 3m. que operou de hernea iguinal com 38 dias de nscida,nos dois lados da virilha e agora voltou de novo,porque aconteceu isso ,tenho que operar de novo? aguardo uma resposta.

  28. Descobri recentemente que meu filho está com
    Hérnia ele tem 6 anos, quais os cuidados temos
    que ter? Ele pode jogar bola e brincar normal-
    mente?

  29. preciso consultar um urologista, para fazer exames sobre hernea inguinal,pois sinto muita dor na virilha sempre que pratico esporte, preciso de um especialista ou qualquer urologista serve?

  30. Oi, eu operei de hérnia inguinal a mais de 1 mês, mas ainda sinto algumas dores (fisgadas) na virilha, ja tinha operado antes, de hernia inguinal e na primeira vez não demorei tanto para se recuperar, o que pode ser essa fisgada na virilha ?

  31. Tenho dores na virilha esquerda a mais de 7anos. Mas n consigo localizar exatamente onde e a dor. Se e no testiculo ou na virilha. Mas n tem nenhuma bola la. So doi mesmo. Principalmente no verao

    1. TAMBEM SINTO MUITA DOR NA REGIAO DA VIRILHA E TAMBEM SINTO UM ENCOMÔDO NOS TESTÍCULOS,JA FAZ MAIS DE 8 MESES,OS MÉDICOS PASSA ANTIFLAMATÓRIOS E MUITO REPOSO MAIS AINDA NAO FIQUEI BOM..

  32. Ha agumas semanas atras eu senti umas dores fortes na virilha, lado
    esquerdo, fui ao medico e ele me disse para fazer uma ecografia do
    abdomen pois suspeitava de hernia iguinal, mas não apresentou nenhuma
    indicação de tal.. mas agora tambem começou a me doer o testiculo
    esquerdo…. gostaria de saber o q poderia ser..
    obs me doi muito quando faço esforço fisico..

    1. Digite seu comentário aqui.Ultimamente venho sentido umas dores na região da virilha ,como tambem no testiculo direito, gostaria de saber se pode ser hernia.

  33. Eu já tive uma hérnia quando era criança, mais agora estou com 15 anos e sinto dores de novo no mesmo canto onde operei.será q pode ser outra hérnia?

    1. Divaline: Qualquer cirurgia tem riscos, mas já fiz uma de hernia inguinal e é muito simples, fiquei só um dia internado. É só feito um corte na barriga e colocado uma tela interna para acabar com a hérnea.

  34. oooi
    Então eu tenho Hernia dês dos 2 ou 4 anos de idade e atualmente tenho 14e não fui operada sinto algumas fisgadas na região da Hernia eu queria saber se a cirurgia tem algum risco ou posso ter alguma complicação durante a operaçao ou pós apoeraçao

  35. Digite seu comentário aqui.Eu tive um infarto e só fiz cateterismo, e agora estou com uma hernia inguinal, minha cardiologista disse que não posso operar, minha pergunta como fia então já que não posso operar.

  36. fiz uma cirurgia de hernia inguinal faz 5 mes mais ainda sinto muita dor no local por onde a hernia decia gostaria de saber se e normal coloquei a tela

    1. Antonio Carlos L iberal eu fiz um cirúgia de uma hernia inguinal a sete meses mas continuo sentido fortes dores a urinar como devo tratar

  37. eu queria saber , quando criança eu não tinha nada na virilia , ae na adolecencia apareceu uma bolinha do lado direito , sera q pode ser hernia ?
    se for ,devo procurar um medico com urgência ?

  38. faz um ano que fiz a cirurgia de hernia iguinal,eu estava pedalando ae senti uma fisgada no colau da cirugia,sempre que fico de pé e ando ou vou sentar sinto essas fisgada,tenho 2 dias q isso ocorre!!!oque pode ter ocorrido?

  39. ola!! olha eu fiz a cirurgia a 6 dias no dia 10/07/12 é uma cirurgia muito simples, é claro que qualquer cirurgia preocupa mais é uma cirurgia simples e rapida, o meu caso foi de internar em um dia e sair no dia seguinte, o médico “cirurgiao geral“ é quem te da as indicaçoes.

  40. Oi! eu tenho 15 anos e tenho uma hérnia sinto muita dor. quando faz a cirurgia demora quanto tempo pora a pessoa ficar melhor ? e quando agente faz a cirurgia ela nao fica cicatrizada? obg

  41. Tenho uma hernia inguinal recidiva no lado direito e outra não recidivel no lado esquerdo.Fui ao médico e ele disse que a cirurgia nao era 100% e poderia voltar.Acontece que isso está afetando meu lado profissional,pois não posso ficar em pé nem sentado ,nem carregar peso.O que fazer??

  42. oi sinto dor perto da minha virilha fiz exame nao deu hernia, mais o medico falou q no lugar estava inflamado sera q posso malhar colocando menos pesso?
    tem perigo de aparecer uma hernia?
    Aguardo respostas!

  43. Digite seu comentário aqui.eu operei de hernia a 02 anos mas nao tive repouso vou fazer outra cirugia cinto muitas dores nas pernas e normal.?

  44. OLA BOA NOITEM TENHO HÉRNIA DES DOS MEUS 5 ANOS HJ TENHO VINTE E OITO MAIS TENHO MEDO DA CIRURGIA ELA PAODE TER COMPLICAÇAO DEPOIS MINHA MAE FALA QUE ELA PODE VIR A SUPURAR BOM NO CASO ESTOURAR E EU FICAR NUMA CADEIRA DE RODA ISSO É VERDADE GOSTARIA MUITO DE SABER PARA UE EU POSSA CRIAR CORAGEM E PROCURAR UM ESPECIALISTA JA MARQUEI A CIRURGIA VARIAS VEZES MAIS NÃO FUI HJ QUERO VER COMO EU FAÇO PARA ESTAR TIRANDO ESTE NEGOCIO QUE ME ENCOMODA TANTO NA VIRILHA SEM CONTAR QUE FICA FEIO ESPERO RESPOSTA OBRIGADO

  45. ha pelo menos 2 anos que me surgiu a hénia, o problema esta na cirugia, que no caso ja seria a segunda, ja que ainda novo com provaveis 2anos de nascido a fiz, hoje tenho 41 e meu unico incomodo é de ordem estitica,pelo volume causado por ela…preciso de uma orientação quanto ao procedimento. obg.

  46. Tbem sinto uma dor no testiculo esquerdo o meu trabalho eh um pouco esforcado e uma pequena inflamacao no mesmo testiculo gostaria de saber se a solucao para o meu caso se for hernia inguinal eh so mesmo cirugia ou ha uma outra forma de me tratar?

  47. Gostaria de saber qual o valor de uma cirurgia de hernia inguinal se possivel me mandar a resposta com urgencia pois preciso fazer a cirurgia,fico grato pela resposta.

  48. Digite seu comentário eu tambem tenho essa dor na virilha a dor ela vem com unmu quemaçao do localessa dor e forte mais fiz unma cirurgia de hemia a 42anos ja fui ao medico e nao resolve nada fico preoculpada

  49. Meu marido fez 2 vezes , só sente um pouquinho de desconforto quando pega peso, não pode.
    Meu pai tbm fez, aos 86 anos em hospital público e eram 6 hérnias, foi bem tranquilo.

  50. Digite seu comentário aqui.oi eu tive hernia na gravidez.quando meus filhos fizeram 3 anos ,operei. E bem simples a cirurgia.,a gente vai para par casa no mesmo dia. A cicatriz e minima mas pode voltar ,como eu acho que a minha voutou.infelizmente.e porque tem que fazer repouzo 45 dias .e eu nao fiz.quem fizer cirurgia ,por favor guarde repouzo se nao , volta mesmo ok.

  51. Bom dia !
    Tenho uma hérnia na virilha e as vezes ela desce pro testículo ai empurro ela pra voltar. E perigoso ficar forçando ela pra poder voltar ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>