Prevenção de cateterismo e como é feito

Procedimento de cateterismo

É possível prevenir e até evitar um procedimento médico de cateterismo cardíaco fazendo um exame chamado de Angiotomografia, que é uma tomografia com aparelho de última geração que mapeia detalhadamente todas as artérias do coração.

O cateterismo é um meio de diagnosticar e prevenir um entupimento de veias e artérias do coração. O método é de introdução de uma sonda de 2,7 milímetros de diâmetro e com 1 metro de comprimento, pela virilha ou pelo braço para chegar até o coração e injetar um líquido de contraste radiológico a base de iodo. As imagens registradas são analisadas para identificar possíveis entupimentos.

Procedimentos cardíacos:

Angioplastia: Desobstrução de artéria coronária ou ponte de safena que esteja comprometida por uma placa de gordura ou um coágulo. É feita usando-se um balão que, posicionado e inflado no ponto de estrangulamento, restitui a circulação no vaso.

Stent coronário: Fixação de uma tela de aço inoxidável na parede interna do vaso desobstruído durante a angioplastia, para impedir novo estrangulamento.

Valvoplastia: Desobstrução de válvulas cardíacas (pulmonar e mitral) por meio de um ou mais balões infláveis, normalizando a livre circulação do sangue.

Com a Angiotomografia é possível identificar alguma obstrução sem a necessidade de fazer o cateterismo. A imagem abaixo é de um exame de Angioplastia feita no Incor.

4 Comentários

  • 6/5/2011 - 12:47 monica

    gostei muito ,e pude esclarecer as minhas duvidas ,gostaria de sempre esta bem enformada sobre outros procedimentos relacionados a cirurgias….

    responder
  • 1/3/2012 - 11:09 francisca elza

    estava fasendo exames p 1 cirurgia de rins e descobrir 1 arritimia , vou ter q fazer 1 cateterismo
    estou com medo. sera q doi é feito na sala de cirurgia ? oi alguem pode me ajudar !

    responder
  • 1/3/2012 - 17:00 josileide ribeiro dos santos

    não è bem um comentario. e sim uma pergunta .
    este exame angioplastia è feito gratuitamente?

    responder
  • 3/4/2012 - 00:57 carla

    NÃO SE PREOCULPE NÃO IRÁ DOER. EU JÁ FIZ 3.RS E TENHO APENAS 20 ANOS. FIZ QUANDO TINHA 17 ANOS AO TER TVP E EMBULIA PUMONAR (ISSO SIM É DOR.RS

    responder

Deixe seu comentário